1973 · Rock

1973 (introdução)

Este é um plano de trabalho para as semanas vindouras. Quiçá, meses, embora também seja provável que eu largue tudo no meio do caminho.

*

A hipótese que lanço é que 1973 é o momento decisivo na história do rock. Com isso, quero indicar que foi nessa época que ele alcançou sua maturidade como gênero musical: de um lado, suas principais estruturas técnico-formais estavam exploradas e consolidadas, já espalhara alguns de seus principais sub-gêneros (e estava prenhe de outros tantos) por aí e tinha constituído ao menos três gerações nítidas de artistas; de outro, era um fenômeno cultural relevante, social, política e economicamente.

Julgo importante compreender que “1973” não deve ser tomado como um limite cronológico rígido, estritamente considerado. A preocupação é (de)marcar o período: por exemplo, mostrar que as raízes do punk e do pós-punk estavam maturando – com álbuns como New York Dolls, Raw powerFaust IV e Aladdin Sane – ao mesmo tempo em que o progressivo tropeçava, o hard rock acontecia comercialmente e o heavy metal dava seus primeiros passos; indicar as raízes do gigantismo e das superproduções que começavam a dominar o mainstream nos anos seguintes e, de outra monta, que este ano marca o início do momento de ouro da indústria fonográfica mundial (1973-1981); e, quem sabe, se ainda tiver algum fôlego, tentar pensar essas coisas no cenário do fim dos trente glorieuses na Europa e EUA [beeeemmm de leve!]. Também devo pontuar que, embora possa até fazer uma referência ou outra ao que estava acontecendo no Brasil e/ou na música popular brasileira, não considero isso nada importante para abordar o tema.

Bom, aí está a sarna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s